REGULAMENTO – PEM MASTER 2025
INTRODUÇÃO
O PEM MASTER 2025 é uma competição individual que reúne os principais pescadores de Pesca Esportiva de competição do Brasil, buscando eleger o grande campeão de 2025.
ART. 1: DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
1.1 – O PEM MASTER 2025 é um evento sem fins lucrativos, visando incentivar a competição na pesca ao tucunaré, promover a união dos pescadores esportivos de todo Brasil e difundir a prática do Pesque e Solte.
1.2 – Os organizadores do PEM MASTER 2025 trabalham voluntariamente, sem direito a proventos. No entanto, poderão contratar pessoal técnico especializado com verba proveniente de patrocínios para funções específicas durante os eventos.
1.3 – O PEM MASTER 2025 é uma iniciativa da Pesca Esportiva Mineira – “PEM”. APEMMA.
ART. 2: DOS OBJETIVOS
O PEM MASTER 2025 tem como objetivo principal a disseminação da pesca esportiva em todo o Brasil. Outros objetivos incluem a preservação ambiental, a divulgação do esporte, a troca de experiências com outros pescadores e a pesca consciente, principalmente do Tucunaré.
ART. 3: DA PROGRAMAÇÃO
3.1 – O PEM MASTER 2025 será realizado em uma única etapa, na data de 04 de Outubro de 2025 (sábado) no Lago de Três Marias, na Cidade de Três Marias MG
3.2 – O PEM MASTER 2025 será exclusivo para torneio na modalidade pesque & solte ao tucunaré.
3.3 – Os participantes do PEM MASTER 2025 devem acatar o regulamento oficial criado exclusivamente para este evento.
ART. 4: DAS INSCRIÇÕES
4.1 – Considera-se aberta a inscrição a partir da publicação deste regulamento.
O valor da inscrição fica assim definido:
● 1º LOTE UNICO– R$ 600,00 ATÉ 03 OUTUBRO
- Dia 03 de Outubro é o prazo máximo para inscrição; após esta data, não serão aceitas novas inscrições.
- A qualquer momento, as inscrições podem ser encerradas a critério da comissão organizadora, sem ultrapassar o limite máximo ideal para o evento.
- O valor investido na inscrição não será devolvido em caso de desistência pelo competidor.
As inscrições serão aceitas apenas através do site da PEM:
● SITE: www.pescaesportivamineira.com.br
● É obrigatório preencher o formulário com os dados completos do pescador que será enviado via e-mail pelo site da PEM.
4.2 DO TREINO LIVRE
O treino será livre e sem restrições em toda represa e em todos os dias que antecedem o sábado 04 de outubro da prova.
ART. 5: LOCAL E HORÁRIO DA PROVA
5.1 – A largada e término da competição serão na rampa ao lado do Hotel Grande Lago, localizada no município de Três Marias/MG. Ou na rampa da prainha dependendo das condições do nível da represa.
5.2 – O local da competição (raia de disputa).
5.2.1 Raia de Competição PEM MASTER 2025 fica estabelicido toda a represa de Três Marias.
5.3 – A largada será a partir das 07h00 e somente após a autorização do Fiscal de Prova.
5.4 – A ordem de largada será coincidente com a ordem de inscrição do competidor. Ou seja, o competidor que realizar a primeira inscrição será o primeiro a largar, e assim subsequentemente.
5.5 – O competidor só poderá deixar a "raia de largada" mediante a entrega da régua oficial do torneio e autorização do fiscal de prova.
5.6 – O prazo máximo para o competidor enviar os vídeos para aferição será de 17:30:59.
O competidor que não enviar os vídeos ou o video até às 17:30:59 o video ou os videos estaram automaticamente desclassificado da competição.
5.8 – Início da competição: a partir das 07:00
- Término da competição: 17:30:59
ART. 5: PROIBIÇÕES
5.1 – Fica expressamente proibido o uso de qualquer tipo de isca que não seja caracterizado como "artificial".
5.2 – O Torneio será exclusivamente de pesca esportiva ao Tucunaré, onde será obrigatório o Pesque e Solte, consistindo em pesca embarcada, na modalidade de arremesso; não será permitida a pesca desembarcada. No entanto o pescador tem permissão para descer do barco para desenroscar iscas e peixes capturados que ainda estejam fisgados.
5.3 - Fica expressamente proibida a presença de mais de uma pessoa na embarcação, com exceção para reportagem tecnica, devidamente cadastrada e credenciada na PEM cujo pescador seja influenciador com redes sociais relevantes, ou equipe de apoio no caso de avaria ou incidente. devidamente documentado em videos que devem ser compartilhados com a organização.
5.4 – Fica expressamente proibido o contato (encontro) de dois ou mais barcos, salvo por motivos de emergência e previamente avisados a direção ou fiscal da prova.
5.5 – A distância mínima permitida entre duas ou mais embarcações é de 20 metros, sendo expressamente proibido "cortar proa". Explica-se: se uma embarcação (A) já estiver no ponto de pesca, a embarcação (B) que estiver se aproximando para pescar próximo a este local caracterizando que vai tomar a frente no mesmo sentido só poderá iniciar a pesca se estiver a mais de 200 metros de distância à frente da embarcação (A). Se a embarcação (B) quiser iniciar a pesca atrás da primeira embarcação, não há necessidade do distanciamento de 200 metros, desde que não haja ultrapassagem, uma vez que a embarcação (A) que tem a preferência permaneça parada por mais de 15 minutos a embarcação (B) que vem a seguir pode efetuar a ultrapassagem invertendo a preferência e seguem respeitando todo o artigo 5.5
5.6 Expressamente proibido motorar (fazer uso do motor de popa para caçãr no visual),
5.7 expressamente proibido o uso do drone para fins de localizar peixes nos praiados, ilhas e quaisquer extruturas
ART.6: DA REALIZAÇÃO DA PROVA
6.1 – A competição do PEM MASTER 2025 será transmitida AO VIVO via Youtube, contando com a participação de profissionais (cinegrafistas) que realizaram tomadas de vídeos em terra e água.
6.2 – esté ano não será solicitado aos competidores que permitam embarque de imprensa pela organização
6.3 - Os equipamentos permitidos são:
A. Ecobatímetro e/ou GPS;
B. Carretilhas, molinetes ou fly de qualquer tipo, tamanho ou peso, carregados com linhas de diâmetro livre;
C. Iscas artificiais de qualquer tipo;
D. Varas de qualquer tipo ou tamanho, não havendo limites de varas montadas na embarcação;
E. Puçá para recolhimento do peixe.
6.4 – O pescador inscrito permitirá que o fiscal de prova, no ato da entrega da régua e selo oficial, faça revista no viveiro do barco e, se solicitado, os demais compartimentos.
ART. 7: - DA MEDIÇÃO DOS PEIXES
7.1 – Serão computados 5 peixes acima de 30 (trinta) centímetros.
7.2 – MÉTODO DE REGISTRO E AFERIÇÃO
VÍDEO MEDIÇÃO E SOLTURA
- Cada peixe capturado deverá ser colocado sobre uma régua previamente distribuída aos competidores e FILMADO de cima para baixo, de forma que sua medida seja nítida. O peixe deve ser colocado com a boca fechada encostado no batente no início na marca zero da régua, com a barriga de frente para quem estiver filmando (vista lateral esquerda) e rabo espalmado. A filmagem deve ser feita de forma a enquadrar perfeitamente o peixe, câmera do celular na horizontal, facilitando assim a aferição pela COMISSÃO DISCIPLINAR. Após ser filmado sobre a régua a filmagem deve seguir sem cortes ou edições para a soltura onde o peixe deve ser filmado sendo solto e essa filmagem deve seguir até o momento que o tucunaré submergir completamente.
Onde será observado as condições da soltura, Peixe que boiar ou não apresentar comportamento saudável será desclassificado.
7.2.1 FILMAGEM CORRETA
Após a capturar e embarcar o tucunaré se prepare para começar a filmar:
Ligue a câmera na horizontal e com ela ligada comece a filmar, posicione o peixe sobre a régua, e com a boca fechada e o rabo espalmado sem deixar a mão cobrir a boca, ou toda a cabeça do peixe( entenda-se que precisa de uma das mãos para preparar e posicionar ou até conter o peixe; Mas deve ser o mínimo possível para que não prejudique a identificação do tucunaré) seguir filmando e mostrar toda a soltura
7.2.2 ENQUADRAMENTO DA CÂMERA
Fica determinado que toda a filmagem será com a câmera na horizontal contendo a aferição ou seja a medida do tucunaré, que em algum momento deve conter o enquadramento em um só take de todo o peixe sobre a régua( na mesma imagem congelada/pausada deve conter todo o peixe da boca até a cauda) e é esse momento onde a equipe de aferição confere e VALIDA a medida do peixe.
Imagens que mostram hora a boca e em outra o rabo espalmado não serão aceitos.
7.3 – Não será permitida a medição dos peixes em outras réguas que não sejam a régua exclusiva do PEM MASTER 2025.
7.4 – O pescador poderá trocar a qualquer momento o vídeo apresentado durante a competição até o prazo da aferição final. 17:30 (serão considerados os videos recebidos até as 17:30) videos enviados e não recebidos não seram computados.
As medidas dos peixes capturados deveram ser repassadas para a equipe de aferição que esse ano será on-line em tempo real, e as informações serão publicadas para os telespectadores.
Cada arbitro aferidor ficara responsavel por um determinado numero de competidores previamente determinados e direcionados a ele.
7.5 – A medida do peixe será aferida e validada somente pela COMISSÃO DISCIPLINAR designada para tal.
7.6 – A FILMAGEM do peixe que deixar dúvida sobre sua medida será avaliada pela COMISSÃO DISCIPLINAR, que decidirá sua medida sem direito a reclamação ou questionamento do competidor.
7.7 – O critério de pontuação será linear exemplo abaixo:
EX::de soma de até (no máximo) 5 (cinco) exemplares de Tucunaré
● Peixe de 35,0 cm = 35 pontos
● Peixe de 40,0 cm = 40 pontos
● Peixe de 52,0 cm = 52 pontos
● Peixe de 64,0 cm = 64 pontos
● Peixe de 59,0 cm = 59 pontos
7.8 – A medição dos peixes será validada em centímetros, sendo considerado a casa dos 0,5cm, ou seja, os seus milímetros serão arredondados conforme exemplificado abaixo:
● Peixe de 35,4 cm = será validado em 35,0 cm;
● Peixe de 35,8cm = será validado em 35,5 cm;
● Peixe de 52,1cm = será validado em 52,0 cm;
● Peixe de 52,9cm = será validado em 52,5 cm;
7.9 – O campeão do PEM MASTER 2025 será quem apresentar a maior pontuação com a soma total dos tucunarés (até) 5 (cinco) peixes capturados e apresentados.
7.11 – Como critério de desempate do PEM MASTER 2025 caso dois ou mais competidores apresentem a mesma pontuação, o competidor melhor classificado será aquele que tiver o maior peixe medido. Caso o empate persista, o competidor melhor classificado será o competidor que tiver enviado o maior peixe primeiro valendo o horário local da internet.
7.12 MAIOR TUCUNARÉ
O competidor que capturar o maior tucunaré será premiado com troféu e prêmios
Se houver empate o critério será o competidor que enviar o vídeo primeiro(horário da internet)
ART. 8: PREMIAÇÃO
8.1 – A premiação do PEM MASTER 2025. será por merito, ou seja a PEM prioriza os competidores que se destacam na classificação final.
8.1.2 -A premiação em dinheiro será feita seguindo os seguintes criterios: filmagem completa de todos os videos da cota; Que podem ser feitos tanto em primeira pessoa(camera no corpo) ou fixada em algum ponto do barco ou ainda por terceiros ex: imprensa, equipe de filmagem etc... desde que comunicado previamente a direção de prova.
Os videos para cumprir o artigo 8.1.2 devem ser desde a fisgada seguido da briga, embarque, medição e soltura completa. sem cortes ou edições.E devem ser entregues ou enviados até as 19:30 do mesmo dia da prova
obs: Os competidores que não apresentarem os videos conforme clausula 8.1.2 acima descrita deixa de cumprir um criterio exigido para o recebimento da premiação em dinheiro.
vale resaltar que ainda assim será o campeão desde que apresente os videos da aferição conforme artigo 7 deste regulamento
A premiação fica assim estabelecida de acordo com cada criterio cumprido
● 1º LUGAR - TROFÉU e R$ 7.000,00 em dinheiro (PIX). Viajem pct pesca JATAPU Amazônia
● 2º LUGAR – TROFÉU e R$ 3.000,00 em dinheiro (PIX).
● 3º LUGAR – TROFÉU e R$ 2.000,00 em dinheiro (PIX).
● 4° LUGAR e 5º LUGAR TROFÉU e R$ 500,00
● TROFÉU do 6º ao 10º lugar
● Maior Tucunaré - Troféu by Lennon Réplicas em Resina pct pesca TEMENSIS Amazônia
8.2 - Torneio MG PESCA de Arremesso - PREMIAÇÃO:
● 1º Lugar - Troféu + prêmio MG PESCA carretilha
● 2º Lugar - Troféu + prêmio MG PESCA vara
● 3º Lugar - Troféu + prêmio MG PESCA linha
8.3 - A premiação pode ser alterada de acordo com o número de inscrições.
ART. 9: DO ENCERRAMENTO
9.1 – A partir das 20:00hs, no palco do restaurante do Hotel Grande Lago, serão informados os grandes ganhadores do PEM MASTER 2025.
ART. 10: COMISSÃO DISCIPLINAR
10.1 – O PEM MASTER 2025 terá uma COMISSÃO DISCIPLINAR, composta por um juiz fixo, nomeado pela COMISSÃO ORGANIZADORA, e um juiz auxiliar que será designado na véspera da prova.
10.2 – O juiz fixo será escolhido entre os membros da COMISSÃO ORGANIZADORA.
10.3 – O juiz auxiliar será um ou mais voluntários que poderão ser competidores ou não e terá como função fazer a auditoria na avaliação das fotos de cada competidor na presença do mesmo.
ART.11: COMISSÃO ORGANIZADORA
11.1 – O PEM MASTER 2025 terá uma COMISSÃO ORGANIZADORA, soberana em todas as decisões disciplinares cabíveis a cada caso. Contando ainda com um corpo de Conselheiros idôneos para analisar e constatadas quaisquer irregularidades, seus componentes determinarão as penalidades que poderão ser: advertência, suspensão ou desclassificação do competidor.
11.2 – Os componentes da COMISSÃO organizadora do PEM MASTER 2025 são:
● HERBERTH PIRES (35) 98405-3484
● LUIZ EDUARDO (31) 98383-3045
11.3 – A COMISSÃO ORGANIZADORA não se responsabiliza por condutas dos participantes contrárias às normas de pesca vigentes no Brasil. Os competidores devem se informar e obedecer às determinações legais referentes à licença de pesca embarcada, registro da embarcação, habilitação do condutor, uso obrigatório de colete salva-vidas, condução da embarcação sob efeito de álcool ou substância entorpecente, itens de segurança e demais requisitos legais.
11.4 – A COMISSÃO ORGANIZADORA não se responsabiliza por perdas, roubos ou qualquer tipo de danos materiais, morais ou pessoais que porventura venham a ocorrer aos competidores, antes, durante ou após o evento.
ART.12: MEIOS PARA PROMOÇÃO E DIVULGAÇÃO
12.1 – Os competidores e todos os envolvidos direta ou indiretamente no PEM MASTER 2025 concordam e autorizam o uso de suas imagens e som de voz em qualquer tipo de mídia ou peças promocionais relacionadas ao evento, ou em qualquer outra divulgação de torneios, bem como para a divulgação da Pesca Esportiva por qualquer meio ou em qualquer época.
ART. 13: CÓDIGO DE CONDUTA DO PESCADOR
Parágrafo único – Cada competidor compromete-se a informar imediatamente a comissão julgadora sobre qualquer violação ou infração de quaisquer regras do torneio. Deixar de relatar violações do regulamento pode ser motivo de desclassificação. Toda irregularidade deve ser comunicada aos organizadores, que tomarão as medidas disciplinares cabíveis.
ART. 14: DISPOSIÇÕES FINAIS
14.1 – O PEM MASTER 2025 é um evento amador, organizado por meio da manifestação da vontade e colaboração de todos os pescadores esportivos envolvidos no evento. Seu regulamento poderá ser ajustado e aprimorado, de acordo com a necessidade, durante o decorrer do ano de 2024. Todo e qualquer ajuste será publicado nos canais de comunicação da PEM, vigorando a partir de então.
14.2 – O PEM MASTER 2025 deseja a todos os competidores uma participação empolgante e produtiva, com muita interação e aprendizado.
14.3 – A inscrição do PEM MASTER 2025 só poderá ser efetivada após a leitura completa deste regulamento e, consequentemente, o consentimento do seu conteúdo.
O presente regulamento entra em vigor na data de sua publicação.